Entenda sua Doença

[vc_row el_class=”tabs-servicos”][vc_column][vc_tour][vc_tab title=”Artrose de Quadril” tab_id=”1674480828620-2-0″][vc_column_text]É o desgaste da articulação propriamente dito. Trata-se de uma alteração degenerativa do quadril em que há uma perda da cartilagem e consequente dor e diminuição da mobilidade desta articulação.

Por ser uma doença degenerativa, ela pode ser diagnosticada em várias de suas fases. É importante salientar que o tratamento tende a variar com o estágio da doença, e sua progressão e não tratamento pode levar à limitações e incapacidade para a realização das atividades diárias.

Seu tratamento pode variar desde à medidas comportamentais até à artroplastia, ou substituição protética, do quadril.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Bursite peritrocanterica / Tendinite de Glúteo” tab_id=”1674480959003-5-2″][vc_column_text]Um exemplo de doença extrarticular do quadril, que acomete um número grande de pessoas. Trata -se de uma inflamação das estruturas na região peritrocantérica (região lateral do quadril).

Apesar de não evoluir para artrose do quadril, seu tratamento precoce é de fundamental importância. Pois inflamações crônicas são de mais difícil controle além de poder causar fraqueza muscular.

A base do tratamento das bursites/tendinites é o tratamento fisioterápico e a atividade física. A cirurgia fica restrita basicamente aos casos mais graves, em que as medidas não cirúrgicas não obtiveram um resultado satisfatório, podendo ser abordada através de procedimentos artroscópicos.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Pubalgia” tab_id=”1674481148873-11-8″][vc_column_text]Outro exemplo de doença extrarticular, é a inflamação das estruturas próximas a sínfise púbica. Estas inflamações podem ter origem na musculatura local, alterações degenerativas do osso e articulação púbica e, mais observados, uma associação de ambas. Apresenta-se como dor na região anterior da bacia.

Geralmente relacionados a atletas, esta é uma patologia que leva a uma diminuição importante do seu desempenho.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Impacto Fêmur Acetabular/ Lesão Labral” tab_id=”96903162-c1a0-2″][vc_column_text]A hipermobilidade ou alterações na conformação do quadril, associada à prática de atividade física, mesmo que recreacional, pode estar associado à uma patologia conhecida com Impacto fêmur acetabular. Doença por muito tempo desconhecida e até hoje pouco diagnosticada. Hoje sua importância vem crescendo dentro das patologias do quadril, graças ao aprimoramento dos métodos de imagem e capacitação profissional. E sua importância decorre do fato de geralmente acomete pessoas jovens e ativas, trazendo uma piora da qualidade de vida.

Uma característica importante desta doença é de quando não tratada adequadamente ela tende a evoluir para osteoartrose. Por isso o tratamento adequado, feito o mais precoce possível além de se devolver qualidade de vida à pessoa evita a progressão do quadro.

Nos últimos anos, com o emprego da técnica de artroscopia do quadril houve uma revolução no tratamento cirúrgico desta patologia.Pois trata-se de uma técnica minimamente invasiva há muito usada no joelho e ombro, diminuindo assim a agressão cirúrgica e o tempo de recuperação.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”Osteonecrose da Cabeça Femoral” tab_id=”1674480810311-1-6″][vc_column_text]A Osteonecrose, ou Necrose da Cabeça Femoral (ON) é uma doença progressiva que acomete em sua maioria adultos na faixa de 30 aos 50 anos.

Acredita-se que tal doença seja devido uma alteração na vascularização do fêmur proximal e tenha etiologia multifatorial.

Pode ocorrer após trauma de grande impacto, como fraturas de fêmur proximal. Estar associada a outras condições clínicas, como uso de corticóide ou alcoolismo dentre outras. Porém em muitos casos não se consegue estabelecer nenhuma associação, sendo considerada uma Osteonecrose Primária , ou Idiopática.

O quadro clínico da Osteonecrose é semelhante o da Osteoartrose, e apresenta-se com dor na região inguinal ou próximo à bacia, em especial ao movimentar o quadril.

Seu tratamento varia de acordo com a gravidade da necrose, podendo ir desde à retirada da carga (uso de muletas) até à Artroplastia de Quadril.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de uma melhor evolução do quadro.[/vc_column_text][/vc_tab][/vc_tour][/vc_column][/vc_row]