ARTROSE DO QUADRIL:
A artrose do quadril, é uma condição degenerativa que causa dor, rigidez e inflamação nas articulações do quadril. Esta condição ocorre quando a cartilagem que protege as extremidades dos ossos se desgasta ao longo do tempo, resultando em fricção entre os ossos e, consequentemente, dor, desconforto e perda de mobilidade
Os sintomas da artrose do quadril podem variar, mas geralmente incluem:
- Dor no quadril, que pode irradiar para a virilha, coxa ou nádegas.
- Rigidez na articulação do quadril, especialmente após períodos de inatividade .
- Dificuldade em realizar atividades diárias, como caminhar, subir escadas ou vestir-se.
- Sensação de “estalido” ou “crepitação” ao mover o quadril.
O tratamento da artrose do quadril pode incluir uma combinação de mudanças no estilo de vida, exercícios, medicamentos e, em casos mais graves, cirurgia. Aqui estão algumas opções de tratamento:
- Controle de peso e exercicios de fortalecimento e mobilização articular sem impacto são as medidas mais eficazes para o controle da artrose do quadril.
Tanto o controle do peso quanto o fortalecimento diminuem a sobrecarga na articulação e, consequentemente, gerando um alívio dos sintomas e ganho de sobrevida articular. Já os exercícios de mobilização sem impacto estimulam a produção do líquido articular, que é um lubrificante e um hidrantante natural da cartilagem. E cartilagem lubrificada e hidratada tende a durar mais.
- Medicação: Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e analgésicos, como o paracetamol e novalgina, podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Em casos mais graves, o médico pode prescrever medicamentos mais fortes ou injeções de corticosteroides. Porém o uso destes medicamentos sem orientação médica podem gerar consequências graves à saúde do paciente, e este tratamento deve ser indicado e acompanhado por um ortopedista.
- Suplementos: Alguns suplementos, como a glucosamina e a condroitina, e o colágeno tipo II podem ajudar a aliviar os sintomas da artrose do quadril. Já o seu uso visando diminuir o desgaste ou a velocidade de progressao do desgaste é controverso, uma vez que há falta de trabalhos científicos de qualidade que sustentem esta hipótese. E lembre-se que seu uso deve ser feito com o acompanhamento de um ortopedista.
- Infiltrações Intrarticulares ou Viscosuplementação: É uma importante arma no controle dos sintomas e é feita para os casos em que o paciente não consegue inciar o fortalecimento mesmo após uso de medicamentos e fisioterapia. O intuito deste procedimento é gerar uma alívio temporário para que o paciente consiga iniciar o fortalecimento e com isso fazer com que os sintomas permanecam latentes. Podem ser infiltrados anestésicos, anti-inflamatórios e corticóides.
- Cirurgia: Em casos graves de artrose do quadril, onde outros tratamentos não foram eficazes, a cirurgia pode ser considerada. As opções cirúrgicas incluem a artroplastia total do quadril (substituição do quadril) e, em casos muito específicos, a osteotomia (realinhamento dos ossos)
Se você está enfrentando sintomas de artrose do quadril, é importante consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Com o tratamento correto, é possível gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.