IMPACTO FÊMORO ACETABULAR / LESÃO LABRAL:
O impacto femoroacetabular (IFA) é uma condição na qual há um contato anormal entre os ossos do quadril, resultando em dor e limitação de movimento. Esta condição ocorre quando a forma natural do quadril cria um bloqueio que impede o movimento completo da articulação, que pode com sua progressão evoluir para um desgaste do quadril (Artrose)
Tipos de Impacto Femoroacetabular
Existem três tipos principais de impacto femoroacetabular:
- Cam: Ocorre quando há um crescimento ósseo excessivo na cabeça do fêmur, resultando em um formato irregular que não se encaixa perfeitamente no acetábulo (a cavidade do quadril). Isso causa o pinçamento durante o movimento.
- Pincer: Acontece quando há um crescimento ósseo excessivo ao redor do acetábulo, cobrindo mais do que o necessário da cabeça do fêmur. Isso também resulta em um pinçamento e impacto.
- Misto: Combina características dos tipos cam e pincer, onde há crescimento ósseo excessivo tanto na cabeça do fêmur quanto no acetábulo.
Causas do Impacto Femoroacetabular
As causas do impacto femoroacetabular podem incluir:
- Desenvolvimento Ósseo Anormal: O crescimento ósseo excessivo pode ocorrer durante o desenvolvimento, resultando em uma forma anormal do quadril2.
- Lesões Repetitivas: Movimentos repetitivos e atividades físicas intensas podem contribuir para o desenvolvimento de IFA.
- Genética: Fatores genéticos podem desempenhar um papel no desenvolvimento da forma anormal do quadril.
- Hiperfrouxidão ligamentar: Em pacientes com hipermobilidade do quadril devido a uma froxuidão ligamentar o impacto pode ocorrer mesmo que não haja uma anatomia do quadril desfavorável..
Principais Tipos de Tratamento
O tratamento para o impacto femoroacetabular pode variar dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do paciente às terapias iniciais. Aqui estão algumas opções de tratamento:
- Repouso e Modificação de Atividades: Evitar atividades que agravam a dor pode ajudar a reduzir a inflamação e permitir que a área afetada se recupere.
- Fisioterapia: Exercícios específicos e fisioterapia podem ajudar a fortalecer os músculos ao redor do quadril, melhorar a flexibilidade e reduzir a dor.
- Medicação: Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e analgésicos podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação1.
- Injeções de Corticosteroides: Em alguns casos, injeções de corticosteroides podem ser recomendadas para reduzir a inflamação e aliviar a dor.
- Cirurgia: Em casos graves, onde outros tratamentos não foram eficazes, a cirurgia pode ser considerada. A cirurgia pode envolver a remoção do excesso de osso e a reparação de qualquer dano ao labrum ou cartilagem; que podem ser feitas por via convencional (aberta), ou através de orifícios ( artroscopia do quadril)
Se você está enfrentando sintomas de impacto femoroacetabular, é importante consultar um profissional de saúde para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Com o tratamento correto, é possível gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.